SECULTE REALIZA ENTREGA DA COMENDA CARNAVALESCA RAÍ NETO 2022

Cultura - Data: 24 de fevereiro de 2022

A prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, realizou na última quarta-feira (23/02), a solenidade de entrega da Comenda Carnavalesca Raí Neto. A Comenda tem como objetivo, homenagear as personalidades que contribuíram para o engrandecimento da História do Carnaval de da Cultura de Brejo Santo.

Participaram do evento, a prefeita Gislaine Landim, o secretário de Cultura David Júnior, secretário executivo Bruno Yacub, coordenador de Projetos e Ações Culturais Adriano Evangelista, presidente da Câmara Feitozinha, demais vereadores e familiares dos homenageados.

Homenageados:

Antônio Alves dos Santos (Banana)

Banana é um dos personagens mais populares do Carnaval Brejo-santense. Conhecido morador da Rua Velha (Rua Coronel Ferraz) é assíduo folião de blocos carnavalescos, sendo sua principal marca a participação no Bloco O Cabeção. Banana se tornou destaque nos nossos carnavais por sua irreverência e o visual peculiar, tão aguardado em cada carnaval. É um brincante feliz e personagem icônico do carnaval popular da cidade.

Vicente Emídio de Sales (Ximba)

Vicente Emídio de Sales é o famoso Ximba, um carnavalesco nato, figura marcante no carnaval de rua de Brejo Santo entre os anos 1980 e início dos anos 2000. Ximba, além de um bom folião, foi fundador da Escola de Samba Café com Pão e de um dos blocos mais famosos da cidade, o Ximbalada.

José Araújo Celião (Zé Tirí)

José Araújo Celião, mais conhecido como Zé Tirí, tem sangue, molejo e simpatia de sambista, daqueles que na cadência do samba se faz destaque em qualquer carnaval. Zé Tirí é figura emblemática dos carnavais brejo-santenses, apaixonado por samba, o famoso folião já participou de várias escolas de sambas e blocos de carnaval, sendo destaque da Escola de Samba União. Seus carnavais são vividos com intensidade e alegria. Por tudo isso, Zé Tirí é considerado o mais carioca dos brejo-santenses.

Francisca Zenilda Conrado (Zizí de Peraí)

Francisca Zenilda Conrado, mais conhecida como Zizí de Peraí, foi famosa sambista e porta bandeira de escolas de samba no carnaval de Brejo Santo, entre as década de 1980 e 1990. Seus primeiros passos foram na Escola de Samba Chora Ninguém, e teve destaque nos desfiles da Escola de Samba Café com Pão. Seu sorriso, sua forma de sambar e sua alegria contagiavam os carnavais de rua brejo-santense.

Confira galeria de imagens:

Cultura para Todos.