BREJO SANTO ESTÁ EM SINAL DE ALERTA CONTRA AS ARBOVIROSES

Saúde - Data: 29 de março de 2022


A Secretaria Municipal da Saúde continua intensificando as ações de rotina no município no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. As ações são coordenadas pelo Departamento de endemias e zoonoses através dos Agentes de Combate às Endemias e pela Atenção Básica através dos Agentes de Saúde, que integram a rotina das equipes que atuam diariamente nos bairros da cidade a fim de conscientizar a população sobre atitudes simples, mas fundamentais, de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Diante da situação alarmante com o aumento no número de casos no município, foi solicitado junto ao Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (SESA), a operação fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV).  Os carros fumacê ajudaram no apoio ao combate às arboviroses, começando os trabalhos no município na última segunda-feira, dia 28 de março, concentrando inicialmente nas localidades que registram os maiores números de infestações e notificações.

O maior número de casos positivos são de Chikungunya, sendo o bairro Alto da Bela Vista a localidade onde surgiram os primeiros casos e encontra-se com positividade alta. Estamos em alerta e vivenciando uma epidemia de Chikungunya, assim como todo o Ceará e as cidades circunvizinhas.

LOCALIDADES MAIS INFESTADA E COM MAIOR NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES:

ALTO DA BELA VISTA
ARAUJÃO
CENTRO (REGIÃO DO EMBOQUE)
LUZIA LEITE
BAIXIO DOS LOPES/ZABULON
SÃO FRANCISCO
RENÊ LUCENA 1
LAGOA DO MATO 1 E 2
VILA DA CONCEIÇÃO.

Dentre as ações já desenvolvidas pela SMS se destacam: realização de mutirão de conscientização com a Equipe Saúde da Família em visita as residências, mutirão de coleta para realizar sorologia no PSF, também estão sendo colocadas telas nos depósitos de águas, com equipe exclusiva para isso. A SMS em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e PROEX também realizam ações com catadores do projeto RECICLAÇÃO e da COLETA SELETIVA, além dos apoios nos mutirões realizados.

A SMS destaca que além de todas as ações intersetoriais realizadas precisa da conscientização da população em fazer parte da campanha que é essencial nesse combate, pois o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças. Nesse sentido está sendo divulgado a CAMPANHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE “10 MINUTOS CONTRA O AEDES”, acesse e o link e confira.

A gestão segue fazendo a sua parte intensificando as ações de combate ao Aedes, mas destaca, a população tem um papel essencial nesta luta. Os cuidados devem ser redobrados:

☑️Mantenha caixas d’água, tonéis e quaisquer recipientes que possam acumular água bem fechados;
☑️Garrafas devem ser guardadas sempre com a boca virada para baixo;
☑️Encha os pratinhos dos vasos de planta com areia até a borda;
☑️Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada;
☑️Não jogar lixo em terrenos baldios;
☑️Limpe com bucha ou esponja uma vez por semana as vasilhas de água dos animais de estimação.

Também é necessário que os donos de terrenos baldios providencie a limpeza dos mesmos para evitar a proliferação do mosquito.

Os cuidados devem ser permanentes. Não permita que sua casa vire abrigo pro mosquito.

FAÇA TAMBÉM A SUA PARTE NESSA CAMPANHA!!

Brejo Santo
Cidade de Todos
Todos contra o Mosquito.