BREJO SANTO ADERE À CAMPANHA “10 MINUTOS CONTRA O AEDES”

Saúde - Data: 26 de novembro de 2021


A Secretaria Municipal da Saúde intensifica as ações de rotina no município no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e Prefeitura de Brejo Santo através da Secretaria da Saúde e Agente de Combate às Endemias (ACE), estão realizando a Campanha 10 minutos contra o Aedes.

A campanha de mobilização, controle e enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti, visa reduzir o número de casos da doença nos municípios.

A campanha “10 Minutos Contra o Aedes”, idealizada pelo governo federal consiste na convocação da população para que diariamente dedique 10 minutos ao combate do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa é baseada nos estudos dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Em Brejo Santo, as ações são coordenadas pelo  Departamento de Endemias e Zoonoses, através dos  Agentes de Combate às Endemias e pela Atenção Básica  por meio dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS), esse trabalho faz parte da rotina das equipes que atuam diariamente nos bairros da cidade a fim de conscientizar a população sobre atitudes simples, mas fundamentais, de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.

Esta época do ano antecede o verão inicia-se o período epidêmico (novembro-maio) para as arboviroses urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika), porque o calor e a água acumulada das chuvas trazem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças.

 

Leia as orientações do Instituto Oswaldo Cruz/IOC:

Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para se proteger do Aedes aegypti?

Essa é a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra o Aedes. Idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia de dengue no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.
O mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.

Aplicação da estratégia no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

Desenvolvido por especialistas dos laboratórios de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores e de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC em parceria com profissionais de comunicação do Instituto, o projeto 10 Minutos Contra o Aedes reforça o compromisso histórico da Fiocruz em colocar o conhecimento científico a serviço da saúde pública. Depois de elaboração do conceito, a iniciativa entrou em uma fase de prospecção de parcerias para a implementação, que foi firmada com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES). Na ocasião, o projeto se chamava ‘10 Minutos Contra a Dengue’.

Em março de 2011, a ação ganhou as ruas da cidade em um projeto piloto para a aplicação da estratégia, marcando o início oficial da parceria IOC-SES. Na época, o conceito foi trabalhado nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia. No mês de setembro de 2011, a SES anunciou oficialmente o conceito como tema da nova campanha 2010/2011 de combate à dengue no Estado. A reedição da campanha no Estado pelo segundo ano consecutivo foi divulgada em janeiro de 2013.

Também inspirada no conceito original dos ‘10 minutos contra a dengue’, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) lançou em novembro de 2015 uma campanha de mobilização, controle e enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ação visa a redução dos casos de dengue, chikungunya e vírus Zika.

A criação do conceito e a realização do piloto foram atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Pronex-Dengue, “Desenvolvimento e Avaliação de Novas Tecnologias e Estratégias de Vigilância no Controle da Dengue”, que conta com o apoio da FAPERJ e do CNPq.

Fonte: http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/10minutos.html

 

Para orientar ação de 10 Minutos contra o Aedes, um guia de checagem que destaca os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico foi elaborado. O material destaca as principais medidas de prevenção e disponibiliza uma tabela para auxiliar na sua checagem semanal.

O uso é autorizado desde que não tenha nenhum tipo de alteração no produto.

folder (3)

Baixe, imprima e faça sua parte na luta contra o Aedes!

 

Faça a sua parte!

 

Brejo Santo
Cidade de Todos

Saúde para Todos.