ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA – SELO MUNICÍPIO SEM RACISMO – ENTRE A COORDENADORIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL – CEPPIR E O MUNICÍPIO DE BREJO SANTO

Educação Governo Municipal - Data: 29 de abril de 2022

Na manhã desta sexta-feira 29/04 aconteceu o evento para assinatura DO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE CELEBRAM ENTRE SI O ESTADO DO CEARÁ ATRAVÉS DA SECRETARIA DA PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, CIDADANIA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS – SPS E O MUNICIPIO DE BREJO SANTO – MUNCIPIO SEM RACISMO.

O momento contou com a presença das autoridades locais, da Prefeita Gislaine Landim e do Vice-Prefeito Bosco Sampaio, bem como dos Secretários, dos Vereadores, além dos Diretores das Escolas Municipais e Estaduais.

Para a abertura contou-se com a Apresentação artística do Projeto Ama (Academia Municipal de Arte), coordenado pelo Professor Luís Miguel, integrado por alunos de 5º, 6º, 7º e 8º ano do bairro Morro Dourado.

A aluna Ana Maria da Escola Professora Maria Heraclides, acompanhada pelo Professora Cláudio Narciso e do aluno Jair Carlos cantou a música de Clara Nunes, o Canto das Três Raças, o Projeto foi orientado por Eliane Lucena, Professora Coordenadora de Área de Humanas.

O Conselheiro, Arnou Pinheiro Feijó, empossado como Gestor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial abrilhantou o momento com sua fala, sobre as questões que envolvem as políticas públicas da Igualdade Racial.

O Secretário de Cultura David Junior falou da importância do trabalho que envolve a Igualdade Racial no município e comprometimento de todos.

Jucelio Santos, Secretário de Educação, ressaltou a importância as ações que envolvem a conquista do Selo e que elas serão realizadas durante o ano como fundamentação e implementação das leis que combatem o racismo e o mais importante não é a cor da pele mais o que somos.

A Conselheira do COMPIR e também representante do Movimento Negro, a Professora Luciana Tenório, enfatizou em sua fala sobre as conquistas, principalmente no uso da palavra “alforria” na sua maioridade ao conquistar sua identidade e sua entrada na universidade.

Houve ainda o representante Jovem Renan, da Cidade do Crato, que esteve presente no evento e enalteceu a juventude como protagonista na Promoção da Igualdade Racial e na luta contra o preconceito e o racismo.

O Excelentíssimo Sr. Vice-Prefeito João Bosco Brasil Sampaio, muito bem realizou as apresentações da sistematização das ações da Promoção da Igualdade Racial no ano de 2021, de acordo com os projetos desenvolvidos nas unidades escolares, bem como a Criação do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial). Todas as ações da SME foram compiladas pela Professora / Formadora de Ciências Humanas Janaina Sampaio.

A Fala de Mártir Silva, Coordenadora da CEPPIR – Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial, trouxe ânimo no que se refere ao incentivo do Governo do Estado na valorização das políticas públicas voltadas para questão da Promoção da Igualdade Racial.

A Excelentíssima Sra. Maria Gislaine Sampaio Santana Landim culminou o evento com suas palavras de esperança e coragem, falando sobre o racismo, e sobre a luta contra o preconceito e que a bandeira é de todos.

Para finalizar houve a assinatura entre a Prefeita Gislaine e a Mártir Silva Coordenadora da CEPPIR representando o Governo do Estado, e após o ato reuniram-se todas as autoridades presentes, o Vice Prefeito Bosco Brasil Sampaio e os demais para foto oficial.

Confira galeria de imagens:

Igualdade para Todos.