VOCÊ SABIA? DISTRITO DE PAZ DE BREJO DOS SANTOS: MARCO HISTÓRICO DA CIDADE COMPLETA 160 ANOS.

Cultura - Data: 14 de novembro de 2022


O Distrito de Paz de Brejo dos Santos foi criado a partir da Resolução n° 1023, de 14 de novembro de 1862, sancionada pelo Presidente da Província do Ceará, José Bento da Cunha Figueiredo Junior. O Distrito de Paz foi a divisão territorial no âmbito jurídico, na vila de Jardim, isso ainda no período do Império.

Marco histórico da cidade de Brejo Santo, a criação do Distrito de Paz reconhece a transformação de currais de gado no primeiro núcleo urbano do nosso Município, a partir da instalação dos primeiros aglomerados residenciais na Rua Velha (hoje Rua Coronel Ferraz) por povoadores vindos principalmente das províncias de Pernambuco e Paraíba, a partir de 1858. Na Rua Velha também foram instalados a primeira subdelegacia e cadeia da povoação.

A criação do Distrito de Paz em Brejo Santo também registra a alteração da denominação da nova povoação, quando antes era chamado de Sítios Brejo ou Nascença, passou a ser reconhecido por Brejo dos Santos, sendo assim chamado até 1938, ano da última alteração toponímica para Brejo Santo.

Clique aqui e confira o documento original.

Referência:

CABRAL, Bruno Yacub Sampaio. Novas observações sobre a historiografia de Brejo Santo. I Mostra de Literatura e Fotografia: Brejo Santo 130 anos. Instituto Welington Landim. Brejo Santo, 2020.

Jornal Gazeta Official (CE), edição de 19 de novembro de 1862. Disponível em: < http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/ >. Acesso em: 10/11/2022.

Brejo Santo

Cidade de Todos

Cultura para Todos.