SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM BREJO SANTO

Cultura Educação - Data: 27 de novembro de 2021

No mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Brejo Santo através da Secretaria de Educação Básica realizou nas escolas municipais vários projetos no intuito de conscientizar os alunos da rede pública.

​Na última terça-feira (23), a articuladora do Selo Município sem Racismo Fátima Alves, se encontrou com os jovens remanescentes indígenas da Etnia Kariri o Emerson Figueiredo Silva, acadêmico de Antropologia Visual pela UFPB, os quais permearam diálogos sobre as identidades indígenas pertinentes e os possíveis estudos na região.

​Já na quinta-feira (25), aconteceu na sede da Secretaria de Educação a Formação de Ciências Humanas sob a orientação da Professora Janaina Sampaio com os Professores de História e Geografia, com o Tema: Ser África: Educação Antirracista. Contou-se com a presença do Secretário Jucelio Santos e em seguida a Palavra do Professor Reginaldo da UFCA que tão bem colocou o tema, bem como a fala do Professor Josemar que veio acrescentar.

Ainda mais tarde, houve um momento cultural de apresentações artísticas com os alunos do Projeto AMA do Bairro Morro Dourado que tão bem se apresentaram, coordenado pelos professores Luís Miguel, Lucas e Marcelo.

​Nesta sexta-feira, outro momento marcante foi o da Escola Professora Maria Heraclides Miranda em que os gestores, professores e alunos se encontraram para celebrarem com o tema Diversidade Étnica: Conhecer para valorizar e respeitar. Um momento rico em diversidade cultural com apresentações artísticas, painéis, desfiles, músicas, poesias, grupo de capoeiras, enfim vivências das diversidades, por que o nosso povo merece, por que somos um povo com identidade cultural, somos um Brasil dentro de vários Brasis.

Na escola Sabina Gomes, houve também um momento aonde foi escolhida a Miss Afro Sabina Gomes 2021, a aluna Sheslla. Durante toda a semana a Secretaria realizará mais ações.

Galeria de Imagens do Encontro e da Formação de Ciências Humanas:

Galeria de Imagens da Escola Professora Maria Heraclides Miranda:

Galeria de Imagens da Escola Professora Sabina Gomes:

Educação e Cultura pra todos.