SEDUB REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2023 – TEMA: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE

Educação - Data: 3 de fevereiro de 2023

A Prefeitura de Brejo Santo, por meio da Secretaria de Educação Básica, realizará de 06 a 10 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2023.

Com o tema: EDUCAÇÃO PARA EQUIDADE, a jornada tem o objetivo de preparar e incentivar os professores da rede municipal para o ano letivo de 2023.

Durante todos os dias serão realizadas capacitações e palestras.

Confira a programação oficial:

Programação da Jornada Pedagógica 2023

Clique e baixe a programação.

O ano de 2023 se apresenta com muitos e novos desafios.

Na fábula da  libélula e a tartaruga, do livro pedagogia dos caracóis de Rubem Alves, somos  instigados a buscarmos a leveza ( libélula) ao invés da dureza previdente e arisca  (tartaruga), e  assim,  encontrarmos o ponto ideal da doçura e da dureza.

Dentre os inúmeros desafios, o ano letivo  de 2023,  nos propõe enquanto educadores a buscarmos sermos soltos, leves e imprevisíveis como a libélula e assim nos arriscarmos  pela pedagogia do amor, da afetividade. Portanto, o professor, antes de ensinar saberes, tem de provocar o amor, e a escola deve ser um espaço feito de sonhos, onde os alunos aprendam com prazer.

Lembremos sempre da exortação de Rubem Alves: Sem a  educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.

A Jornada pedagógica é um tempo de saciar nossa sede pela busca de uma educação para equidade  e da compreensão da dinâmica vital do processo educacional.

Clarice Lispector em uma das suas poesias diz: o que me atormenta é que tudo é por enquanto, nada é sempre. Já eu, penso o contrário, o que me aquieta é que nada é pra sempre, tudo é por enquanto.

E é este “por enquanto” que nos faz acreditar nas mudanças. Que num piscar de olhos, o que era seco pode se tornar verde. É quando o entusiasmo nos invade a alma.

O compositor Guilherme Arantes nos fala poeticamente sobre esta esperança que não cansa de esperar:

Amanhã

Mesmo que uns não queiram

Será de outros que esperam

Ver o dia raiar!

Então, preparemos o nosso coração para recebermos o ano letivo de 2023, com a certeza de que a educação sempre será a estrada que nos conduzirá a um mundo melhor.

Que a esperança seja plena !

Jucélio Santos e Jacqueline Braga

Educação para Todos.