REALIZADA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL – A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL COMO DIREITO

Saúde - Data: 28 de abril de 2022

A Prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal da Saúde, promoveu nesta quinta – feira, 28 de abril de 2022, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em 2022 com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A Conferência Municipal objetiva se firma como um espaço para propor e deliberar diretrizes e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercute na efetivação da Rede de Atenção Psicossocial na perspectiva Intersetorial.

O Conselho Municipal da Saúde também reafirma o papel da conferência como processo político mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo não devendo ser visto meramente como um evento. Os espaços de Conferência têm se mostrado como ponto de partida para essa construção, a partir de processos de avaliação e proposição de diretrizes para a política.

Na Conferência Municipal da Saúde Mental foi utilizada a metodologia de Grupos de Trabalho, dividido em quatro eixos temáticos, assim descritos:

I – CUIDADO EM LIBERDADE COMO GARANTIA DE DIREITO A CIDADANIA;

II – GESTÃO, FINANCIAMENTO, FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GARANTIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL;

III – POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL E OS PRINCÍPIOS DO SUS: UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE;

IV – IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO E OS DESAFIOS PARA O CUIDADO PSICOSSOCIAL DURANTE E PÓS-PANDEMIA.

As prioridades aprovadas na 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, serão encaminhadas para etapa Regional. O município de Brejo Santo – CE, terá uma representação de delegados eleitos para a Conferência Regional de Saúde Mental um quantitativo de 04 delegados, distribuídos da seguinte forma Usuários 2, Trabalhadores da Saúde 1, Prestador de Serviço / Gestão 1. Vale ressaltar que, por meio da conferência de Saúde, a população pode promover mudanças e melhorar o Sistema Único de Saúde, a começar pela realidade local.

A Conferência contou com a presença da Prefeita Gislaine Landim, Secretária de Saúde Glauciane Torres, Presidente do Conselho de Saúde Maria Angelina de Lima, Presidente da Câmara Municipal Feitosinha e demais Vereadores, Coordenadora da 19ª Regional da Saúde Cícera Tavares de Lucena, Conferencista  Drª  Cintia Gomes de Sousa, Representante da Saúde Mental Dra. Márcia Úrsula de Castro Meneses, bem como com as demais autoridades locais, Secretários municipais, Conselheiros de Saúde; Profissionais da Saúde e  Sociedade Civil.

Confira galeria de imagens:

Saúde para Todos.