NOVEMBRO VERMELHO MÊS DE PREVENCÇÃO AO CÂNCER BUCAL.

Saúde - Data: 7 de novembro de 2022

A Secretaria Municipal da Saúde celebra na primeira semana deste mês de novembro, a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal.

Instituída pela Lei nº 13.230, de 28 de dezembro de 2015, o objetivo da Semana Nacional da Prevenção do Câncer Bucal é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção contra a doença.

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticado em estágios avançados.

O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance. Em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Assim, a consulta com o Cirurgião-Dentista a cada seis meses é o ideal para sua avaliação e prevenção.

Em Brejo Santo, os PSF’s realizarão durante todo o mês palestras, visitas aos pacientes idosos acamados, ações preventivas e educativas, dentre outras. Em caso de necessidade, o dentista do PSF encaminhará o paciente para o Centro de Especialidades Odontológica – CEO municipal, que fica localizado na rua Luís Gonzaga, s/n, funcionando de segunda a quinta-feira nos seguintes horários:

13h às 16h30
18h às 21h00

Toda sexta-feira o horário de funcionamento é de 7h30 às 13h.

Confira a programação:

Saiba mais: https://bvsms.saude.gov.br/01-a-07-11-semana-nacional-de-prevencao-do-cancer-bucal-2/

Saúde para todos

#prefeituradebrejosanto