NOVEMBRO NEGRO – HOMENAGEM AS PERSONALIDADES NEGRAS QUE FAZEM E FIZERAM A DIFERENÇA EM BREJO SANTO

Educação - Data: 30 de novembro de 2022

Novembro, mês da Consciência Negra, mês dedicado a campanha “Novembro Negro”, que visa recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais.

Dentro da programação alusiva ao Novembro Negro, a  Prefeitura de Brejo Santo em parceria da Câmara Municipal e Secretaria de Educação, Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Brejo Santo (COMPIR), presta homenagem a algumas personalidades, que contribuem ou contribuíram sobremaneira de forma pública ou anônima no cotidiano da sociedade brejo-santense.

São pessoas que merecem respeito e gratidão por tudo que construíram ao longo dos anos e com seu legado inspiram na luta contra a discriminação racial e desigualdades sociais.

Homenageados 2022:

Ana de Sousa Pereira

Conhecida como Ana do Morro, Ana da Assistência Social ou Ana de Dé. Filha do casal Francisco de Assis Pereira e Geralda Sabino de Sousa. Ana tem 4 filhos e 3 netos está casada com José Rodrigues dos Santos Neto (Dé). Reside no Bairro Morro Dourado e trabalha na Secretaria de Proteção Social, onde por mais de 10 anos atuou no setor do Bolsa Família, atualmente está no setor de RG. Mulher firme e forte, expansiva, de muitos amigos, assume sua personalidade como mulher negra, e tem sua luta como sinal de resistência. Atuante, desenvolve trabalho social na Comunidade Quilombola de Mandacaru em Mirandiba, no estado de Pernambuco.

Cícera Marise Caetano Souza

Filha, mãe, esposa, advogada, trabalha na Assessoria Jurídica da Secretaria da Saúde, faz parte do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, onde desenvolve junto aos demais membros importante papel em busca de uma maior igualdade social. Marise, dentro da Campanha Novembro Negro 2022, ministrou palestras sobre INJÚRIA RACIAL, nas escolas de Ensino Fundamental Prof.ª Sabina Gomes de Sousa e Historiador Padre Antônio Gomes, fazendo emocionante relato de vida, trazendo positiva interação dos professores e alunos, que também apresentaram importantes relatos e reflexão sobre o racismo e seus impactos na sociedade.

Francisca Januária (Chicá), Luzia Januário, Francisca Januário (Chicolina)

Filhas de Sebastião dos Santos e Pastora Januária Santana (in memoriam).

Francisca Januária, 94 anos, conhecido por Chicá, sempre gostou de cozinhar, trabalhou no Banco do Brasil por 10 anos, residiu na cidade Marilia, estado de São Paulo por 27 anos.

Luzia Januário, 82 anos, uma eximia cozinheira, trabalhou em várias residenciais de Brejo Santo, onde se destacou, sendo muito querida por todos. Trabalhou por 20 anos no Hotel Sheraton em São Paulo, famosa rede de hotéis.

Chicolina, Francisca Januário, 70 anos, trabalhou por muitos anos como “arrumadeira” ou babá, nas residências de famílias tradicionais brejo-santenses. Hoje aposentada, vive com suas irmãs Chicá e Luzia na Rua João Lucena.

Maria de Lourdes Antão

Conhecida como Dona Lourdes do Alto da Bela Vista, tem 79 anos vividos na luta diária. Dona Lourdes nasceu no sitio Riachão município de Missão Velha, chegando em Brejo Santo aos 12 anos de idade. Trabalhou por mais de 30 anos na limpeza pública da cidade, além de fazer serviços de lavação de roupas. Viúva, mãe de 5 filhos, representa todas as mulheres que lutam no cotidiano e que no anonimato deram sua contribuição como mulheres negras e principalmente mães. Mulher de fé e de alegria contagiante, adora cantar e contar histórias, o que a tornou muito popular.

Maria Salete Coelho (in memoriam)

Nascida em Brejo Santo. Filha de Maria Nazaré da Silva e José Coelho da Silva (in memoriam), seus irmãos Francisco, Geraldo, Maria Coelho (in memoriam). Salete foi uma mulher simples, mas rica em sabedoria de vida, vida de quem soube superar com dignidade as adversidades surgidas ao longo dos seus 72 anos vividos. Desenvolveu em Brejo Santo diversos trabalhos na área social, um deles na Pastoral da Saúde.

Como forma de reconhecimento por seu trabalho social, principalmente em prol da comunidade do Morro Dourado, a Areninha do Bairro Morro Dourado, sob a Lei N.º 17.067, 23.10.19 (D.O. 24.10.19), é DENOMINADA MARIA SALETE COELHO. Assim viveu Salete, deixando um legado de resistência e de luta.

Vanderley Braz Morais

Vanderley nasceu em Brejo Santo no dia 28 de março de 1972, na rua Aristarco, no bairro alto da Bela Vista. Filho do Casal Leônidas Braz e Francisca Morais (in memoriam). De uma prole de 3 irmãos, foi casado, hoje encontra-se separado, do casamento teve um filho, Davi Braz Luna, que reside em Cuiabá no Estado de Mato Grosso, onde exerce o sacerdócio. Típico personagem brejo-santense, pessoa simples, amiga, servidora, que está pronto para ajudar a quem precisar. Deley trabalha desde 2001 como vigilante da Prefeitura de Brejo Santo, onde com sua personalidade cativante conquistou uma infinidade de amigos.

Respeite a minha história, respeite a minha diversidade!

Igualdade para Todos.

#brejosantoce