CAMPANHA JANEIRO BRANCO 2022

Saúde - Data: 5 de janeiro de 2022


A Prefeitura de Brejo Santo através da Secretaria da Saúde inicia este primeiro mês de 2022, com a Campanha Janeiro Branco.

Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental.  O objetivo da ação é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Em Brejo Santo contamos com uma rede de Atenção Psicossocial, chamada RAPS: (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ELEOMAR BARROS MACÊDO – CAPS I; CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – CAPS AD e CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO/JUVENIL – CAPSi) que prestam serviços à população como também é referência para os municípios que fazem parte da ADS Brejo Santo – ÁREA DESCENTRALIZADA DA SAÚDE, formado por  uma equipe multiprofissional: psicólogo, medico psiquiátrico, medico clinico, neurologista, pedagogo, terapeuta ocupacional, assistente social, profissional de educação física, enfermeiros dentre outros.

Além disso, o município também tem o apoio hospitalar com oito leitos psicossociais no Hospital Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima.

Vale ressaltar a importância da campanha Janeiro branco “O Mundo pede saúde mental”. Tempos difíceis no qual estamos passando é necessário refletir sobre os assuntos que perturbam a mente como ansiedade, depressão, entre outros.

Melhorar a qualidade de vida é muito importante. Confira abaixo algumas dicas básicas que são disseminadas durante a campanha.

Seja mais presente;

Viva a vida com respeito;

Tenha mais diálogos;

Invista em afeto;

Cuide da sua saúde;

Busque autoconhecimento;

Dê-se mais tempo;

Viva com mais sentido;

Diga não a preconceitos;

Diga não a violências.

Confira a programação do Janeiro Branco em Brejo Santo:

6 de janeiro
Lançamento da Campanha Janeiro Branco
Local: CAPS Infantil, CAPS I e CAPS AD
Horário: De 8h às 10h e de 14h às 16h

Durante todo o mês
Divulgação da Campanha no Município: Rádios e Redes Sociais da Prefeitura de Brejo Santo, Secretaria da Saúde e da Rede CAPS Brejo Santo.

Realização de Sala de Espera com o Tema do Janeiro Branco: O mundo pede Saúde Mental
Local: CAPS Infantil, CAPS I e CAPS AD.

Mais informações sobre a campanha nacional Janeiro Branco visite o site: https://janeirobranco.com.br/

Brejo Santo

Cidade de Todos

Saúde mental para Todos.