DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL – REDE CAPS REALIZA RODA DE CONVERSA COM MÉDICOS DAS ESF

Saúde - Data: 10 de outubro de 2021

A Secretária Municipal da Saúde (SMS), através da Rede CAPS (CAPS I, CAPS AD e CAPS i), realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro.

No último dia 06, as ações iniciaram com uma roda de conversa com médicos das ESF e com o Dr. Ewerton Pinheiro, psiquiatra da rede CAPS. Durante o mês acontecerão outras roda de conversa nos CAPS  e como encerramento no dia 27 de outubro acontecerá na Câmara Municipal de Brejo Santo,  encontro com gerentes e enfermeiros das UBS com os profissionais dos CAPS e o tema será: Rede Psicossocial, fluxos e matriciamento.

No Sistema das Nações Unidas as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental se estendem ao longo de todo o mês de outubro, com painéis de discussão, eventos e atividades.

O tema deste ano para o mês de campanha: “Saúde Mental em um Mundo Desigual” pretende aumentar a conscientização e lançar um apelo à ação para proteger as populações em risco, pois, em um mundo cada vez mais polarizado, com ricos se tornando mais ricos e o número de pessoas vivendo na pobreza ainda muito alto, evidencia que o acesso aos serviços de saúde mental continua desigual.

Em todos os países a pandemia teve um grande impacto na saúde mental das pessoas. Alguns grupos, incluindo profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, estudantes, pessoas que vivem sozinhas e aqueles com problemas de saúde mental pré-existentes, foram particularmente afetados.

Para o Dia Mundial da Saúde Mental deste 10 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu como slogan: “Saúde mental para todos: vamos torná-la realidade”.

Durante a campanha de 2021, a OMS mostrará os esforços feitos em alguns desses países e encorajá-lo a destacar histórias positivas como parte de suas próprias atividades, como uma inspiração para outras pessoas.

Passados mais de 18 meses desde o início da pandemia COVID-19, em alguns países a vida está voltando a ter alguma aparência de normalidade; em outros, as taxas de transmissão e internações hospitalares permanecem altas, prejudicando a vida de famílias e comunidades.

É hora de capitalizar essa energia renovada entre os líderes governamentais para tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos. O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para governantes, organizações da sociedade civil e muitos outros falarem sobre os passos que já estão dando e que pretendem dar em prol desse objetivo.

Fontes
:

MINISTÉRIO DA SAÚDE – Biblioteca Virtual em Saúde

Organização das Nações Unidas (ONU)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
World Federation of Mental Health

Confira as imagens: