Campanha Setembro Amarelo

Assistência Social Saúde - Data: 1 de setembro de 2021


A Prefeitura de Brejo Santo, destaca a importância da campanha setembro amarelo que visa promover ações para orientar e alertar a população sobre como reconhecer possíveis pessoas com ideação suicida, bem como sensibilizar os profissionais de saúde para identificação precoce de pacientes que se enquadrem nesse perfil.

Este mês foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor da campanha foi inspirada em uma história trágica. Em 1994, Michael Emme, um jovem americano de apenas 17 anos, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano são registrados mais de 800 mil suicídios no mundo, o que representa aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. Além disso, a cada três segundos alguém atenta contra a própria vida. No Brasil, são mais de 11 mil casos anualmente.

Diante desse quadro, toda gestão por meio do Comitê Intersetorial” VIDAS PRESERVADAS abraça essa causa e traz algumas recomendações para auxiliar quem está sob o risco de suicídio:

– Não tenha medo de tocar no assunto e coloque-se à disposição para ajudar;
– Ouça com atenção tudo o que a pessoa disser;
– Busque ajuda profissional, mesmo que a pessoa resista.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente, sob total sigilo, pelo telefone 188, assim como por e-mail e chat 24 horas todos os dias, procure também atendimento através do Caps municipal.

Brejo Santo
Cidade de Todos