BREJO SANTO RECEBE O 1º LUGAR NA CATEGORIA EDUCAÇÃO, NO PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES.

Governo Municipal - Data: 9 de novembro de 2022

O Prêmio Band Cidades Excelentes, aconteceu na noite de ontem (08/11), na Universidade do Parlamento (UNIPACE), em Fortaleza. O evento foi realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, com apoio da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e em parceria com o Instituto Aquila. Várias autoridades da sociedade civil cearense estiveram presentes, entre elas, a Governadora em Exercício Maria Nailde Pinheiro Nogueira, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), José Valdomiro Távora de Castro Júnior, o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista e o Ex-Presidente da APRECE, Expedito José do Nascimento. Além dos senhores Carlo Bastos, Diretor Regional da Band e Paulo Coimbra, Diretor do Instituto Aquila.

A escolha dos premiados levou em consideração critérios objetivos avaliados de acordo com os projetos inscritos nos Sistemas do Governo Federal. Foram premiados os gestores dos municípios com população menor ou igual a 30 mil habitantes; de municípios com populações entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes, acima de 500 mil habitantes.

Os resultados foram avaliados mediante o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que possui 62 indicadores de ferramentas de gestão, que são definidos por meio de informações públicas atualizadas, tecnologia competitiva e big data, através de uma plataforma de inteligência artificial que avalia e mensura dados estatísticos dos algoritmos em questão.

Foram entregues certificados com diplomas aos municípios que atingiram as melhores notas em seis pilares da Administração Pública, que são: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

Os três melhores municípios de cada categoria escolhidos na etapa estadual participarão da fase nacional, que será realizada em Brasília (DF) também neste mês de novembro.

A prefeita Gislaine Landim recebeu o Prêmio por Brejo Santo, que ficou em primeiro lugar na categoria Educação. Os critérios de avaliação foram: Índice de analfabetismo 15 anos ou mais, Expectativa de anos de estudo, Taxa de abandono nos anos finais do ensino fundamental, Taxa de abandono nos anos iniciais do ensino fundamental, Gasto com educação por aluno por ponto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Resultado IDEB dos anos finais do ensino fundamental, Resultado IDEB dos anos iniciais do ensino fundamental, Distorção idade-série do ensino fundamental, Acesso à educação infantil, Aplicação do mínimo constitucional em educação, Aplicação mínima do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Aplicação mínima do FUNDEB ao magistério.

Brejo Santo ficou em segundo lugar na categoria principal, que avaliou o IGMA Geral dos municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, índice consolidado por município com pontuação por cada pilar.

O Prêmio Band Cidades Excelentes busca reconhecer iniciativas pioneiras de Gestão Pública Municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Educação para Todos.