19 DE ABRIL – DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Cultura Educação - Data: 19 de abril de 2023


#DiadosPovosIndigenas

📆 Hoje é dia daqueles que foram os primeiros habitantes do nosso continente. Muitas vezes marginalizados e excluídos da luta pelos direitos humanos, os povos indígenas têm sua história marcada por muitos desafios. Apesar de preservarem a biodiversidade dos locais que habitam, infelizmente, eles ainda precisam lutar para poder habitar suas terras.

👉🏽 Reforçamos que lutar pelos direitos dos povos originários é lutar a favor do meio ambiente, da preservação cultural e das diversidades dos nossos costumes e tradições.

 

19 de abril, dia dos Povos Indígenas

Por – Donilton Inácio da Silva, membro do COMPIR –

Conselho de Promoção a Igualdade Racial    

           Anauê! É com uma saudação da língua indígena Tupi Guarani que lembramos do dia nacional do indígena,  data em que homenageamos os povos originários desta nação.  O nosso Brasil foi construído por vários povos oriundos de tantas nações,  mas precisamos fazer uma reparação histórica com aqueles que aqui estiveram antes que a primeira caravela aportasse em nosso litoral,  aqui encontraram mais de 1000 etnias e aproximadamente 3 milhões  De habitantes,  Povos das mais variadas culturas, línguas, tecnologias de construção,  lida com a natureza, produção de alimentos, O uso da natureza para fins medicinais e religiões e crenças já existentes e fundamentadas.  

             No entanto o que se viu a partir de 1500 nas terras que hoje conhecemos como o Brasil foi um processo cruel de genocídio, onde, hoje restam apenas cerca de pouco mais de 800.000 indígenas com cerca de  300 etnias; Em decreto publicado no dia 01 de janeiro, o governo Lula oficializou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, o primeiro na história da política brasileira a ser dedicado exclusivamente às demandas indígenas. 

        No início deste ano de 2023 a situação degradante vivida pelos povos Yanomâmis retratam a forma como hoje lidamos com povos Originários,  donos legais desta Terra e mesmo assim enfrentam grandes desafios principalmente através da mineração do carimbo e do extermínio de pessoas em suas terras. Vamos neste dia não apenas recordar uma data mas se procurar fazer com que  nossos povos indígenas sejam Respeitados e que cenas horríveis de morte de crianças idosos por desnutrição não venham mais a acontecer,  o povo indígena existe e a sua existência é a prova viva de um povo guerreiro, aguerrido e de resistência,  lutemos todos juntos por mais representatividade com mais indígenas na universidade na política e em vários outros segmentos da sociedade. Pela demarcação de terras indígenas, pois, a conservação ambiental das Terras Indígenas  é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar. 

        Muito podemos aprender com povos de tanta sabedoria de respeito a natureza de valorização e de suas tradições, em nome da a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara o COMPIR enaltece  os verdadeiros  donos dessa terra.

Aguydjeweté! 

Respeito e empatia também fazem parte dessa luta! 🤝

Uma homenagem da Prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos e Secretaria da Educação Básica.

Brejo Santo

Cidade de Todos

Respeito e Igualdade para Todos.

 

#brejosanto

#brejosantoce

#brejosantocidadedetodos

#prefeituradebrejosanto

#culturaparatodos

#educaçãoparatodos

#secultebs

#compir

#19deabril

#diadospovosindigenas