Iniciamos esse mês com a Campanha, Julho Laranja.

Planejamento e Gestão - Data: 3 de julho de 2021


A campanha Julho Laranja foi criada com a finalidade informar e sensibilizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces e também a prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares).

O principal público são as crianças. Mas também estão incluídos nesse os pré-adolescentes e adolescentes que não tiveram acesso a tratamentos odontológicos e ortodônticos corretamente na infância.

Assim como em outras áreas da saúde, na odontologia também é possível evitar muitos problemas na fase adulta se a criança iniciar cedo um acompanhamento com o dentista, pois intervenções precoces apresentam mais simplicidade, maior benefício e menor custo biológico. Muitas complicações ortodônticas podem ser evitadas se identificadas e tratadas desde cedo, pois impactam diretamente na qualidade de vida da criança, em questões como comunicação, autoestima e até nutrição.

Confira os cuidados com a higiene bucal que devem ser ensinados durante a infância.

1) Levar os filhos para a consulta odontológica desde antes da erupção do primeiro dente decíduo é fundamental para orientar os pais sobre uma boa higiene bucal;

2) Manter uma alimentação equilibrada (evitar dieta cariogênica, que é rica em carboidratos);

3) Incentivar o aleitamento materno por, no mínimo, seis meses estimula o bom desenvolvimento esquelético, muscular e facial.

4) Além das consultas com o dentista, os pais são essenciais para ensinar e incentivar a criança a ter hábitos de higiene;

5) Usar o fio dental desde o surgimento dos primeiros dentes de leite na boca para acostumar a criança e se tornar um hábito.

Caso necessite de uma avaliação Odontológica, procure o Cirurgião Dentista do seu PSF para que seja realizada a consulta e diagnóstico precoce.

 

Brejo Santo

Cidade de Todos

Saúde para Todos.