Dois estudantes da Escola Indígena Isú-Kariri irão representar o município de Brejo Santo na etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Os jovens Antônio Neto e Pedro Isac foram selecionados durante a fase regional com o projeto “Raízes Vivas: cosmovisão Isú-Kariri, ancestralidade e harmonia com a natureza frente às mudanças climáticas.”
A proposta apresentada pelos estudantes tem como base os saberes tradicionais do povo Isú-Kariri, refletindo sobre a importância da ancestralidade, da espiritualidade indígena e da relação de respeito e equilíbrio com a natureza. O projeto também aborda os desafios das comunidades diante das mudanças climáticas, apontando soluções sustentáveis e baseadas na cultura e nos conhecimentos indígenas.
A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Nesta edição, a conferência tem como tema “Vamos transformar o Brasil, com Educação e Justiça Climática”, incentivando a participação ativa dos estudantes na construção de propostas que promovam um futuro mais justo e sustentável.
A etapa estadual acontecerá de 12 a 14 de agosto, em Fortaleza, reunindo projetos de diversas regiões do Ceará e definindo os representantes do estado para a etapa nacional.
A etapa nacional da Conferência está prevista para ocorrer de 6 a 10 de outubro de 2025, em Brasília (DF), reunindo estudantes de todo o país em um espaço de troca de saberes, protagonismo juvenil e construção coletiva de soluções ambientais.
A participação dos estudantes da Escola Indígena Isú-Kariri evidencia o protagonismo das juventudes indígenas na defesa do meio ambiente e no fortalecimento de suas raízes culturais. A conquista é motivo de orgulho para Brejo Santo e reafirma o compromisso da educação indígena com a preservação ambiental, a justiça climática e o respeito à diversidade.
*Assessoria de Comunicação da SEDUB.