DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Saúde - Data: 16 de outubro de 2021

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente em 16 de outubro. A data marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, além de ter uma relação direta entre o bem-estar físico e mental do indivíduo. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da nutricionista do Centro de Especialidades Municipal, Dra. Vanessa Cruz Braga, apresenta 10 passos para uma alimentação saudável:

1 – A pratica de atividade física regular. Recomenda-se de 3 a 4 vezes por semana (dependendo da pessoa) cerca de no mínimo 30 minutos por dia.
2- Hidrate-se: A água no organismo mantém a temperatura corporal adequada para que o corpo continue funcionando.
3 – Alimentação balanceada e equilibrada: Faça pelo menos 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e inclua 2 lanches saudáveis nos intervalos.
4 – Consuma diariamente 6 porções de grupo de cereais e tubérculos (prefira os alimentos na sua forma mais natural).
5 – Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições, mais 3 porções de frutas nas sobremesas e lanches.
6 – Consuma diariamente 3 porções de leite, carnes e derivados (queijos, iogurtes, frango, peixe, ovo).
7 – Acrescente as gorduras boas, no máximo uma vez ao dia (castanhas, amendoins, azeite de oliva extra virgem).
8 – Reduza o consumo de alimentos gordurosos, frituras, carnes gordas, banha de porco e margarina. (fique atento aos rótulos e escolha alimentos com menos gorduras trans).
9 – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados, sobremesas doces e guloseimas. (consuma no máximo 1 porção de açúcar por dia).
10 – Diminua a quantidade de sal, retire o saleiro da mesa e evite alimentos industrializados (salsicha, linguiça, presunto, temperos prontos, charque). A quantidade por dia deve ser 1 colher de chá rasa por pessoa.

O atendimento com a nutricionista é realizado no Centro de Especialidades Municipal. O paciente que tiver interesse ou necessidade deve procurar o PSF do seu bairro e solicitar o encaminhamento.

Cidade de todos.
Alimentação Saudável para Todos.