DIA DO DENTISTA E DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL

Saúde - Data: 25 de outubro de 2021


Nesta segunda-feira, 25 de outubro, comemoramos duas datas importantes o Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal. As datas têm como intuito conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal, capaz de prevenir várias doenças. Além disso, a data exalta o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana.

Em 25 de outubro de 1884, pela Lei nº 9.311, foram criados os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. O Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião Dentista. Assim, a escolha desta data para celebrar o Dia do Dentista é uma homenagem a criação do curso de Odontologia no país.

CEO Regional de Brejo Santo, endereço: Av. Pref. João Inácio de Lucena · (88) 3531-2613

Em Brejo Santo, a população pode procurar com atendimento Odontológico, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, de segunda a quinta-feira de 7h30min às 11h30min, de 13h às 16h40min e das 18h às 21h30min. Nas sextas-feiras o horário de funcionamento é das 07h30min às 13h. O paciente deve ser referenciado ao CEO pelo dentista das Estratégia Saúde da Família (ESF), conhecida popularmente como PSF.

 

Nos PSF os horários de atendimento acontecem de manhã e tarde de segunda a sexta-feira de 07h30min às 11h30min e de 13h às 16h30min. Toda sexta-feira o horário de funcionamento é de 07h30min às 13h.

Saiba mais sobre os cuidados e prevenção aos problemas bucais:

A boca é a maior cavidade do corpo e desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo, pois interage com todas as estruturas do corpo, tendo contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, uma má higienização, além de trazer problemas bucais e dentários, pode proporcionar (ou agravar) algumas doenças, como as cardiovasculares e diabetes.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. Por isso, se você encontrar alguma lesão na parte bucal e for consumidor de cigarro e bebidas alcóolicas, procure um profissional da saúde mais próximo.

Problemas mais comuns:

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

– Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

– Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual; essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito.

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Prevenção de problemas bucais:

– eliminação da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
– limpeza da língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
– uso racional do açúcar evitando o consumo excessivo de doces;
– utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados;
– evitar o uso de próteses mal ajustadas;
– evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– ir ao dentista regularmente.

Se você tem mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella. Mau hálito

Ministério da Saúde. Blog da Saúde

Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica, n. 17

Serviço Social do Comércio. Manual técnico de educação em saúde bucal

Universidade Federal de Ouro Preto. Orientações à saúde bucal

Cedae Saúde

Cuide-se!

Brejo Santo

Cidade de Todos

Saúde para Todos