DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E LUTA CONTRA O HIV/AIDS

Saúde - Data: 1 de dezembro de 2022

Hoje, 1º de dezembro, celebramos o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987, a data objetiva conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.

A prefeitura de Brejo Santo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realiza durante todo o mês a Campanha Dezembro Vermelho – Mês de Conscientização e Luta Contra o HIV/AIDS – Um Alerta para a sua Vida, como forma de informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença.

A campanha objetiva alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento do HIV, vírus sexualmente transmissível que afeta o sistema imunológico, mas que se tratado adequadamente não evolui para a Aids. Atualmente, existem diversas formas de evitar a infecção e a transmissão do HIV, a chamada prevenção combinada.

Também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV – vírus humano de imunodeficiência – sofrem na sociedade por causa da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todos os métodos preventivos disponíveis, além da testagem e do tratamento. A pessoa que faz o diagnóstico do HIV pode começar a receber a medicação no mesmo dia e ter um aumento na expectativa de vida, além de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

CAMPANHA_DEZEMBRO_VERMELHO_AIDS_2022

Clique e baixe o material.

Como se contrai o vírus da AIDS?

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!

A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.

Sobre os métodos de prevenção:

A camisinha ainda é o método mais acessível e eficaz para a prevenção do HIV e deve ser utilizada em todas as relações sexuais. Camisinhas femininas e masculinas estão disponíveis gratuitamente nos serviços de saúde para toda a população.

Participe e colabore com a conscientização e combate à AIDS. Proteja-se, use camisinha e faça o teste.

Saúde para Todos.

#brejosantoce