AUDIÊNCIA PÚBLICA – ESCLARECIMENTOS SOBRE O VERME DO PEIXE

Agricultura Saúde - Data: 1 de outubro de 2021

Na manhã desta sexta-feira, 01, a Prefeitura de Brejo Santo através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SMDA), com apoio da A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), realizou uma audiência pública com os pescadores e comerciantes de vendas de peixes do município.

O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal e contou com a participação da Prefeita Gislaine Landim, do Dep. Guilherme Landim, além dos Vereadores e Secretários municipais.

O Gerente de inspeção e fiscalização da pesca e aquicultura, Antônio Albuquerque, fez apresentação aos presentes  sobre as fake news que atribuem o verme do olho do peixe a doença de oença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura.

O gerente asegura que o peixe que tem larva no olho não trás nenhum mal para o homem, salientando que não é aconselhado que o peixe seja consumido, apesar de não trazer nenhum problema ao ser humano, que ao identificar o verme no olho do peixe, que seja feito o devido acondicinamento do mesmo em gelo e entrgue aos técnicos da ADAGRI. Destacou também que vem sendo realizado acompanhamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Vigilância Sanitária do estado e do município.

Na ocasião, também foi anunciado que será realizado um cadastramento dos comerciantes de peixes de Brejo Santo juntamente com a vigilância, para controle de qualidade e indicação do consumo de peixes no município.

Confira as entrevistas:

Assista no youtube:

Para mais informações acesse o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-monitora-casos-de-doenca-de-haff

Confira a galeria de imagens:

Cidade de Todos.