Os Municípios de Barbalha e Brejo Santo assinaram no início da tarde desta quinta-feira (05/10) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do projeto Valores Humanos na Educação Infantil com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Instituto Myra Eliane. A ação aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte, com a presença da prefeita de Brejo Santo, Teresa Landim, da promotora de Brejo Santo, Lígia de Paula Oliveira, do Secretário de Educação de Barbalha, Boaz David, do promotor de Justiça de Barbalha, Francisco das Chagas da Silva, e do promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Hugo Mendonça.

O TAC prevê a obrigatoriedade, por parte dos Municípios, da universalização da Educação Infantil (creches e pré-escolas) e da implementação de uma capacitação específica para todos os servidores municipais da Educação Infantil baseada em uma pedagogia humanística. Com a adesão de Barbalha e Brejo Santo, o projeto amplia sua atuação na região do Cariri, onde a iniciativa já está em desenvolvimento na cidade de Missão Velha. Além deles três, outros nove Municípios já assinaram TACs do projeto Valores Humanos na Educação Infantil: Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz e Missão Velha.

Sobre o Termo de Ajustamento de Conduta
Pelo TAC, os municípios devem fazer, em 120 dias, um diagnóstico de qual é a demanda real de vagas e a atual oferta municipal na rede de educação infantil. A partir daí, deve ser aprovado um projeto de lei que torne obrigatória a capacitação dos profissionais de educação infantil nos valores humanos trabalhados pelo projeto; a construção de creches em áreas de maior risco identificadas no diagnóstico; e a apresentação, até 2020, de um Plano de Universalização da Educação Infantil.

Ainda pelos termos do TAC, a entidade parceira no projeto, no caso Instituto Myra Eliane, compromete-se a capacitar, gratuitamente, os facilitadores, com o acompanhamento da implantação do projeto na rede pública com as ações pedagógicas nas escolas. O projeto fornece ainda material pedagógico já publicado pelo Instituto Myra Eliane. O Ministério Público, através dos promotores de Justiça das respectivas Comarcas, acompanha o cumprimento de todas as cláusulas do TAC, para garantir que tudo seja implementado.

Em solenidade realizada nesta segunda-feira 11 de setembro na Arena Castelão, o governador Camilo Santana lançou oficialmente o projeto Areninhas. Inicialmente 40 equipamentos serão construídos em 38 municípios cearenses com R$ 2,1 milhões de investimento médio por cada Areninha, em parceria do Governo com as prefeituras - um total de cerca de R$ 70 milhões.

Brejo Santo está entre os municípios contemplados, ao lado de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha,  Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

Durante todo este mês, dedicado ao combate e a prevenção do câncer de mama, serão realizadas no município de Brejo Santo inúmeras atividades com o intuito de conscientizar as mulheres a se prevenirem. Em todas as unidades Básicas de Saúde, da sede e zona rural, acontecerão palestras, distribuição de cartilhas informativas, consultas e exames de Mamografia, Papa Nicolau, Ultrassonografia Mamária e o Auto Exame feitos por profissional. Os exames serão gratuitos e acontecerão nas UBS, no AMAI e no Hospital Geral.

Monumentos e prédios públicos fora iluminados com a cor Rosa, símbolo da campanha. O objetivo é chamar a atenção da sociedade quanto à importância da prevenção do câncer de mama e entre outros tipo câncer que afeta o sexo feminino.

Alunos do 6º Ano C da Escola Maria Heraclídes Lucena Miranda visitaram Estação de Tratamento de Esgoto de Brejo Santo. A equipe coordenada pela professora Lucília Miranda foi recebida por Dr. Gilson Leite e Tony Santos, membros da Secretaria Do Meio Ambiente Brejo Santo. O equipamento atende os bairros São Francisco, Morro dourado e Sol Nascente beneficiando 3.564 casas com uma população estimada em aproximadamente 16.038 habitantes.

Acontecem neste sábado, a partir das 18 horas, no estádio Geraldão, as partidas finais dos campeonatos municipais de futebol de Brejo Santo.

Náutico e Fluminense do Morro Dourado, fazem a primeira partida valendo o título da Segunda Divisão. Na sequência, Real do Morro e Juventude disputam o título de campeão da Primeira Divisão. A realização é da Prefeitura da Brejo Santo, através da sua Secretaria de Esporte e Juventude.

NFS-e